Alimentos Antioxidantes

Todos vocês já devem ter ouvido falar em alimentos com funções antioxidantes, certo? Não? Os antioxidantes, são compostos que possuem capacidade de "bloquear" o processo de formação de radicais livres e espécies reativas, protegendo nosso organismo de doenças como câncer, aterosclerose, infarto e doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.

A farinha de uva é produzida a partir dos resíduos da semente e casca utilizados na produção de vinhos, e está entre as farinhas de fruta (maçã, maracujá, uva branca) com maiores concentrações destes antioxidantes, sendo o mais famoso deles o resveratrol (Balestro,2011).

Além de conter uma quantidade baixíssima em kcal, e ser rica em fibras, a farinha de uva possui baixo índice glicêmico, ou seja, não deixa ocorrer o famoso pico de glicose tão indesejado para aqueles que desejam manter o corpo em forma. Ou até mesmo para diabéticos, que precisam controlar de maneira mais rigorosa os níveis de glicose no sangue.

Mas em que tipo de receitas eu posso utilizar esta farinha? Bah... Inúmeras preparações gente linda! Pães, biscoitos, shakes, smothies, barrinhas de cereais.

O preço? Ainda é um pouco salgadinho, 200g do produto custam em média R$6,50. Ainda assim, custa bem mais barato do que qualquer industrializado ultra processado que encontramos por ai!

image