Quanto mais proteína melhor?

A procura por suplementos nutricionais, principalmente os proteicos (Whey Protein) tornou-se cada vez mais comum não só entre os atletas e frequentadores de academias, mas também por pessoas que desejam emagrecer.  Um artigo de revisão que estudou o consumo de suplementos proteicos, descreveu que 31% dos frequentadores de academia faziam uso de pelo menos um suplemento proteico, indicado muitas vezes, por professores e instrutores.

A maioria das pessoas tem a ideia de que quanto mais proteínas elas consumirem, mais benefícios terão. Entre eles o aumento da massa magra e até perda de peso. O que pouco se fala, e por este motivo decidi escrever este post, é que que consumir proteínas em alta quantidade engorda! Sim gente linda, proteína em excesso vira gordura e isso é resultado de processos metabólicos e ponto! Não se pode mudar, evoluímos desta maneira.

Ficou confuso? Vou tentar explicar de maneira uma maneira simples ok?

Quando consumimos um alimento fonte de proteína (carnes, ovos, leite e qualquer alimento de origem animal), essa proteína é degradada em aminoácidos no intestino. Conforme a necessidade e o estado do indivíduo, esses aminoácidos podem seguir diferentes caminhos. 1) Promover a síntese de proteína dos tecidos, entre eles o tecido muscular. 2) Uma parte da estrutura química das proteínas, a parte que contém nitrogênio, entra para o ciclo da ureia. O nitrogênio deve ser eliminado na urina, pois se presente em grande quantidade no sangue, causa intoxicação. É por esse motivo que pessoas com problemas renais mais graves não podem consumir proteínas em grande quantidade. 3) Outra parte destes aminoácidos, através de algumas reações químicas, se incorpora a outras moléculas e ajuda a formar o VLDL (very low density lipoprotein) que é uma das formas de colesterol. Um dos destinos do VLDL é o tecido adiposo. Ou seja, se você estiver no seu estado alimentado ou consumir uma grande quantidade de proteínas, uma parte delas vai para o tecido adiposo.

Este é apenas um dos motivos pelos quais devemos individualizar os planos alimentares. A quantidade de proteínas, assim como de carboidratos e gorduras que devem ser consumidos ao longo do dia, variam muito entre as pessoas. Então se você decidir pegar a dieta pronta que viu na rede social daquela musa fitness, sinto muito em informar, mas ela não vai dar resultado em você. Porque a dieta dela, foi desenvolvida exclusivamente para os objetivos dela. Mas aí vai uma dica que pode te auxiliar. É melhor seccionar o consumo de proteínas ao longo do dia do que consumir uma grande quantidade em uma só refeição.

image