A dieta na modulação do estresse

Olá gente linda! Gostaria de compartilhar com vocês algumas informações sobre um assunto super relevante, não só no meio esportivo, mas pra todas as pessoas que vivem uma rotina agitada. Com pouco tempo pra comer, dormir e se divertir.

Vou falar um pouquinho sobre o cortisol, ou "hormônio do estresse". Este hormônio é conhecido pela função catabólica. Quando em concentrações aumentadas no nosso corpo, ele atua favorecendo o catabolismo dos tecidos muscular, esquelético e adiposo. O cortisol é um hormônio antagônico à testosterona, que é um dos hormônios anabólicos que produzimos. Quando o cortisol está aumentando, a testosterona está em baixa.

Os sintomas relacionados ao cortisol aumentado incluem, perda de massa muscular, aumento de peso, aumento da sede e frequência em urinar, diminuição da libido entre outros.

Mas em que a alimentação quem haver com isso? MUITO!

Sabendo disso, resolvi trazer pra vocês algumas dicas de como a alimentação pode atuar na melhora na melhora do estresse.

  • Restrição calórica: Alguns trabalhos tem mostrado o aumento da produção de cortisol em dietas de restrição calórica, com intervalos maiores do que 3h entre as refeições. Este aumento foi relacionado com o aumento da compulsão por alimentos hiperpalatáveis, com muita gordura e açúcar.
  • Vitamina C: O consumo de 1000mg de Vit C antes do treinamento de força, teria capacidade de controlar a produção de cortisol.
  • Complexo B: Vitaminas do complexo B, como B6 e B9, por atuar no metabolismo de determinados neurotransmissores, poderiam auxiliar na modulação do estresse.
  • Cacau: Um estudo realizado em 2009, indicou a diminuição da excreção de cortisol em pessoas que consumiram chocolate 74% cacau ou mais, pelo período de 2 semanas.
  • Ômega 3: estudos envolvendo a suplementação de ômega 3 são inconclusivos.

Referência:

  • ARAÚJO MR. A influência do treinamento de força e treinaento aeróbio sobre as concentrações hormonais de testosterona e cortisol, 2009. FONSECA NKO.
  • Interação entre a responsividade ao estresse e sensibilidade a insulina na resposta à saciedade e ao comportamnto alimentar, 2014. SIMÕES et al.
  • Resp da razão testosterona/cortisol durante o treinamento de corredores velocistas de fundo, 2004.
image